Mercado de aeronaves militares do porte do C-390 Millennium da Embraer pode movimentar US$ 60 bilhões em duas décadas.
De acordo com estimativas da Embraer Defesa e Segurança, as forças armadas ao redor do mundo devem adquirir aproximadamente 500 aeronaves do porte do C-390 Millennium nos próximos 20 anos. Essa quantidade de aviões pode gerar um movimento financeiro de cerca de US$ 60 bilhões durante esse período. Essa informação foi divulgada antecipadamente pelo jornal O Globo.
O mercado do C-390 é um setor com poucas opções de produtos, principalmente no Ocidente. Nessa região do mundo, a principal aeronave nessa categoria é o Lockheed Martin C-130 Hercules, desenvolvido na década de 1950. Uma alternativa ao C-130 é justamente a aeronave multimissão da Embraer, que supera o Hercules em praticamente todos os aspectos de desempenho.
A Força Aérea Brasileira (FAB) solicitou o KC-390 (versão com capacidade de reabastecimento aéreo) para substituir os Hercules, que estão em operação no Brasil desde 1964. Outro país que seguiu esse caminho foi Portugal, que é parceiro estratégico do programa da Embraer e encomendou cinco unidades da aeronave para a Força Aérea Portuguesa.
Outro cliente Europeu do C-390 Millennium
Outro cliente com pedidos firmes para o C-390 é a Força Aérea da Hungria, que encomendou duas aeronaves. A aeronave da Embraer também venceu a disputa promovida pela Força Aérea da Holanda contra o C-130J Super Hercules. Espera-se que o governo holandês confirme a compra de cinco aeronaves do fabricante brasileiro até o final deste ano.
Conforme revelado recentemente pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, a Embraer está em negociações com mais oito países para comercializar o C-390/KC-390. Esses países são África do Sul, Áustria, Coreia do Sul, Egito, Índia, República Tcheca, Ruanda e Suécia.
500 Embraer Super Tucanos
Segundo a publicação, Bosco da Costa Junior, CEO da Embraer Defesa e Segurança, indicou um mercado potencial de US$ 6,5 bilhões para 500 aeronaves do tipo A-29 Super Tucano nos próximos 20 anos.
No mês passado, a Embraer apresentou o A-29N, uma versão do turboélice de ataque com equipamentos compatíveis para operações em países membros da OTAN. O objetivo dessa variante é atrair as forças armadas da Europa, região onde o Super Tucano ainda não possui clientes.
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