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Desenvolvimento conjunto entre Portugal e a Embraer do Super Tucano para a OTAN

Desenvolvimento conjunto entre Portugal e a Embraer do Super Tucano para a OTAN

Foi firmado um acordo de colaboração entre o presidente Lula e o primeiro ministro de Portugal, António Costa, que permitirá a integração da indústria de defesa de Portugal e a Embraer no desenvolvimento da nova versão do A-29 Super Tucano, chamado A-29N. Essa nova versão é focada em atender aos requisitos dos países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Algumas empresas foram incluídas no acordo, como o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Empordef Tecnologias de Informação, S.A. (ETI), GMVIS Skysoft, S.A. (GMV) e a OGMA S.A. O principal objetivo do memorando é o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal, que reforçará a capacidade de Portugal para desenvolver atividades de engenharia, pesquisa e desenvolvimento.

Para Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer, essa parceria estratégica com a indústria de defesa de Portugal é uma nova etapa no relacionamento entre a Embraer e o Estado Português, que já possui referência na cooperação em projetos aeroespaciais e de defesa. Os resultados positivos da parceria estratégica do KC-390 Millennium são um exemplo do potencial que governos e empresas dos dois países podem alcançar trabalhando juntos.

 

Conheça melhor os números das Forças Armadas de Portugal:

 

As Forças Armadas Portuguesas são compostas por três ramos:

  1. Exército Português – É a componente terrestre das Forças Armadas Portuguesas, com um efetivo de cerca de 19.000 militares ativos.
  2. Marinha Portuguesa – É a componente naval das Forças Armadas Portuguesas, com um efetivo de cerca de 6.000 militares ativos.
  3. Força Aérea Portuguesa – É a componente aérea das Forças Armadas Portuguesas, com um efetivo de cerca de 7.000 militares ativos.

É importante notar que esses números podem variar de acordo com o momento e as necessidades operacionais de cada ramo das Forças Armadas, tanto que recentemente, mostramos o grande número de envios de material por parte do ministério da Defesa de Portugal para o conflito defensivo da Ucrânia, que demonstra o momento atual de aumento de investimento nesta área.

 

Outro fruto da relação entre Portugal e a Embraer

Portugal, juntamente com Hungria e Holanda são clientes estrangeiros confirmados do KC-390, que também está sendo acompanhado de perto por várias nações. Segundo o portal Aviacionline, a Argentina no início do programa havia manifestado interesse em incorporar seis KC-390, mas até o momento, o mesmo ainda não foi concretizado.

O KC-390 Millennium é um avião de transporte militar fabricado pela Embraer, uma empresa brasileira líder mundial na fabricação de aeronaves comerciais, executivas e de defesa. O avião foi desenvolvido em um acordo de parceria entre a Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB), com o objetivo de atender às necessidades de transporte logístico das Forças Armadas brasileiras e de outros países ao redor do mundo.

O desenvolvimento do KC-390 Millennium começou em 2009 e foi concluído em 2020, após uma série de testes rigorosos que incluíram voos de teste em diferentes condições climáticas e terrenos. O avião é capaz de transportar até 26 toneladas de carga ou 80 passageiros, além de realizar operações de reabastecimento em voo.

O KC-390 Millennium é equipado com tecnologia avançada, incluindo sistemas de navegação e comunicação, proteção balística e infraestrutura para instalação de equipamentos de missão. Além disso, é um avião altamente versátil, podendo ser usado em diversas missões, como transporte de tropas, evacuação médica, combate a incêndios, resgate em situações de desastres naturais, entre outras.

Para a produção do KC-390 Millennium, a Embraer conta com um grupo seleto de fornecedores oficiais, que fornecem peças e serviços essenciais para a fabricação do avião. Esses fornecedores são altamente qualificados e reconhecidos no setor aeronáutico, o que garante a qualidade e a confiabilidade do produto final.

A seguir, apresentamos uma lista dos fornecedores oficiais do KC-390 Millennium:

  1. Collins Aerospace: empresa americana que fornece sistemas de aviônica, incluindo o sistema de navegação, comunicação e proteção balística.
  2. Liebherr-Aerospace: empresa alemã que fornece o sistema de ar condicionado, o sistema de controle ambiental e o trem de pouso.
  3. Akaer: empresa brasileira que fornece estruturas em compósitos e metal para a aeronave.
  4. Atech: empresa brasileira que fornece sistemas de missão, incluindo o sistema de gerenciamento de dados de voo e o sistema de defesa eletrônica.
  5. Fokker Aerostructures: empresa holandesa que fornece asas e outras estruturas em metal.
  6. Héroux-Devtek: empresa canadense que fornece o sistema de freios e as rodas.
  7. Latecoere: empresa francesa que fornece as portas da aeronave e os sistemas de iluminação externa.
  8. Safran: empresa francesa que fornece os motores e os sistemas de propulsão.
  9. TAP Maintenance & Engineering: empresa portuguesa que fornece serviços de manutenção e reparo.

Esses fornecedores são peças-chave para a produção do KC-390 Millennium, garantindo a qualidade e a eficiência da aeronave. Além disso, a parceria entre a Embraer e essas empresas também fortalece a indústria aeronáutica brasileira e mundial, impulsionando o desenvolvimento tecnológico

 

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