O Almirante Rob Bauer, presidente do Comitê Militar da OTAN, alertou na quinta-feira que a Força Aérea e a Marinha russas ainda são muito capazes, apesar do esforço de guerra na Ucrânia. Ele reconheceu que os sistemas de mísseis e as forças terrestres russas foram seriamente comprometidos e atingidos pela invasão, mas minimizou a possibilidade de a Rússia usar forças terrestres para atacar qualquer país da Aliança Atlântica.
Bauer argumentou que a ambição russa não termina na Ucrânia e que é importante continuar ajudando o país o tempo que for necessário para reconstruí-lo, já que o impacto da invasão ultrapassará o campo militar para a esfera econômica e empresarial.
Bauer também comentou sobre as relações com a China, afirmando que os países que representam 60% do PIB mundial terem atuado contra a Rússia por causa da guerra na Ucrânia dá um sinal muito importante ao país asiático.
Ele admitiu que o relacionamento crescente entre Rússia e China é preocupante, mas lembrou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte não considera a China como um inimigo, mas como um desafio. Em Bruxelas, Bauer enfatizou que a invasão russa na Ucrânia terá efeitos latentes por pelo menos uma década.
Leave a Reply