About

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsum velit nam nec tellus a odio tincidunt auctor a ornare conubia nostra.

Novos confrontos na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

Novos confrontos na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

Durante os confrontos na fronteira entre o Azerbaijão e a Armênia pelo segundo dia consecutivo, as tropas azerbaijanas mataram um soldado armênio nesta sexta-feira, 12 de maio. Esse aumento da tensão pode colocar em risco os diálogos planejados para este fim de semana em Bruxelas.

De acordo com um comunicado do Ministério da Defesa da Armênia, as forças armadas do Azerbaijão violaram o cessar-fogo em Sotk, uma localidade fronteiriça armênia, usando drones. Um militar armênio morreu e outros dois ficaram feridos, mas a intensidade dos confrontos diminuiu posteriormente.

No dia anterior, um soldado azerbaijano morreu e quatro soldados armênios ficaram feridos em enfrentamentos entre os dois países. Eles disputam há três décadas a região de Nagorno-Karabakh, um enclave habitado principalmente por armênios, mas localizado no território do Azerbaijão. As duas ex-repúblicas soviéticas travaram duas guerras pelo controle dessa área montanhosa, uma no início da década de 1990 e outra em 2020.

Esses confrontos acontecem poucas horas antes do primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, se encontrar com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, em Bruxelas no domingo. Os diálogos foram promovidos pela União Europeia.

About Author