About

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsum velit nam nec tellus a odio tincidunt auctor a ornare conubia nostra.

O Brasil esteve avaliando a capacidade do Guarani 6×6 como uma ambulância blindada

As três viaturas ambulância EE-11 Urutu 6x6 do Exército Brasileiro. Foto: EB
EB

O Comando de Operações Terrestres (COTER), através do Centro de Doutrina do Exército (C Dout Ex), coordenou no ano passado (2022), uma prova de conceito para avaliar a Viatura Blindada Especial Ambulância (VBE Amb) com base no Guarani 6×6. A atividade contou com a participação de militares da Diretoria de Saúde e do 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, visando testar a viabilidade técnica da transformação de uma VBTP MSR Guarani em VBE Amb e compará-la com a atual VBE Amb Urutu do Exército Brasileiro.

Para que o veículo possa ser utilizado como ambulância, é necessário equipá-lo com dispositivos de suporte à vida, disponibilizar espaço para o transporte seguro de feridos/pacientes internamente e contar com equipe médica e insumos de saúde necessários para a missão. As vantagens de uma ambulância blindada são a proteção da blindagem e o uso da velocidade/mobilidade sobre rodas, que permite a coleta de feridos em áreas próximas aos combates, sem se aproximar da linha de contato com o inimigo.

O EE-11 Urutu Ambulância é um exemplo de ambulância blindada utilizado pelo Exército Brasileiro. Desenvolvido em conjunto pelo Arsenal de Guerra de São Paulo e a empresa Universal S/A, o Urutu Ambulância é equipado com caixa blindada, quatro macas, um freezer e equipamentos médicos variados. O novo Guarani Viatura Blindada Especial Ambulância, por sua vez, deverá cumprir as mesmas missões, mas com a capacidade de transportar seis macas na configuração de densidade máxima.

 

Possibilidade de venda do Guarani ambulância à Ucrânia

Recentemente saíram notícias sobre a solicitação da Ucrânia pelos “Guaranis Ambulância”. Uma vez que o governo Brasileiro se posicionou contra o envio de armamentos à guerra, pra qualquer dos lados, surgiu a oportunidade de fornecer esta viatura Ambulância, para transporte de soldados feridos, bem como civis em locais de combate.

Até o momento, o Guarani não tem esta versão desarmada, mas os estudos por parte do EB desde o ano passado pensando nesta possibilidade, mostram que não deverá haver grande dificuldade em ofertar este blindado com esta finalidade.

 

About Author