About

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsum velit nam nec tellus a odio tincidunt auctor a ornare conubia nostra.

Ministro da Defesa acompanha desenvolvimento das novas viaturas Astros 2020

Ministro da Defesa acompanha desenvolvimento das novas viaturas Astros 2020
Antônio Oliveira

Na última segunda-feira (12), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, realizou uma visita ao Comando de Artilharia do Exército em Formosa (GO), acompanhado pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás Ribeiro Paiva. O objetivo da visita foi presenciar uma demonstração do Sistema Astros 2020, que ocorreu no Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes. O Astros é considerado um dos principais programas estratégicos da Defesa, uma vez que, além de melhorar a capacidade operacional da Força Terrestre, também impulsiona a geração de mais de sete mil empregos diretos e indiretos.

O Ministro José Mucio expressou sua admiração pelo avanço tecnológico do Astros, ressaltando o quão preparado o Exército está. “Estou bastante impressionado e orgulhoso com o que vi aqui”, afirmou o Ministro. A modernização do sistema de artilharia do Exército tem como objetivo fortalecer o poder dissuasório da Força, que desempenha um papel fundamental na garantia da soberania nacional.

Durante a visita, o Ministro também teve a oportunidade de conhecer as instalações da Divisão de Simulação do Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes do Exército, bem como do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes. A visita contou com a presença do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, e do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa.

O Astros 2020, desenvolvido e projetado pela empresa brasileira Avibras, consiste em viaturas lançadoras de mísseis capazes de atingir alvos numa faixa de 10 a 300 km. Com alcance de longo alcance, alta precisão e letalidade, essas viaturas possuem capacidade de tiro com recebimento e análise de missões, além de comando e controle, trajetória de voo e controle de danos. Astros é a sigla em inglês para “sistema de foguetes de artilharia para saturação de área”. O projeto teve início em 2012, e a previsão é de que seja concluído em 2031. Atualmente, o Exército possui 83 viaturas Astros, sendo 44 equipadas com o Lançador Múltiplo Universal (LMU).

About Author