About

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsum velit nam nec tellus a odio tincidunt auctor a ornare conubia nostra.

Projeto de despolitização das Forças Armadas foi apresentado pelo Ministério da Defesa

Projeto de despolitização das Forças Armadas foi apresentado pelo Ministério da Defesa

Nesta quinta-feira (16), o Ministério da Defesa confirmou que apresentou ao Palácio do Planalto uma proposta para despolitizar as Forças Armadas, elaborada em conjunto com os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Como a proposta sugere a despolitização das Forças Armadas

De acordo com a proposta, os militares da ativa que desejarem se candidatar em eleições terão que se aposentar ou deixar definitivamente as Forças Armadas, se já tiverem cumprido o tempo mínimo exigido para isso. A mesma regra seria aplicada aos militares que assumissem cargos ministeriais.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, coordenou a elaboração do texto, que já recebeu a aprovação do presidente Lula e foi encaminhado ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Agora, o Palácio do Planalto irá analisar a proposta e definir a melhor forma de apresentá-la ao Congresso Nacional.

Baseado no texto de Roberto Piza / Alessandra Esteves da Agência Brasil

 

Quem é o atual (no momento desta matéria) Ministro da Defesa ?

José Múcio Monteiro Filho é um engenheiro civil e político brasileiro. Ele nasceu em Recife, Pernambuco, em 25 de setembro de 1948. Ele é filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e atualmente ocupa o cargo de ministro da Defesa do Brasil.

Antes disso, ele atuou como ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), tendo sido nomeado durante o governo Lula, no qual também exerceu o cargo de ministro das Relações Institucionais. Além disso, foi deputado federal pelo estado de Pernambuco por cinco mandatos, secretário dos Transportes de Pernambuco no governo Roberto Magalhães, prefeito de Rio Formoso e secretário de Planejamento do Recife durante o mandato de Roberto Magalhães.

José Múcio Monteiro Filho se formou em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE) em 1971 e trabalhou na iniciativa privada antes de ingressar na carreira política. Ele também foi admitido à Ordem do Mérito Militar em 1993 no grau de Comendador Especial pelo presidente Itamar Franco, sendo promovido em 2003 por Luiz Inácio Lula da Silva ao grau de Grande-Oficial. Ele se notabilizou por ser líder do PTB no auge do que ficou conhecido como o escândalo do mensalão de 2005, tendo atuado como defensor do então presidente de seu partido, o deputado Roberto Jefferson, que teve o mandato cassado.

About Author