About

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsum velit nam nec tellus a odio tincidunt auctor a ornare conubia nostra.

Exército Alemão planeja substituir helicópteros Tiger por modelos H145M da Airbus até 2038

O Exército Alemão planeja eliminar gradualmente seus helicópteros de ataque Tiger UHT até 2038 e substituir a frota ao longo do tempo por helicópteros de ataque leve H145M

O Exército Alemão planeja eliminar gradualmente seus helicópteros de ataque Tiger UHT até 2038 e substituir a frota ao longo do tempo por helicópteros de ataque leve H145M, construídos assim como o Tiger pela Airbus.

A decisão era esperada, pois o Exército Alemão havia efetivamente se retirado de um programa multinacional para modernizar os helicópteros anos atrás, enquanto a França e a Espanha concordaram em participar em 2022. O governo alemão reclamou repetidamente da baixa disponibilidade do Tiger para operações devido a problemas técnicos. A frota do Tiger seria eliminada até 2038, a menos que novas medidas fossem tomadas. O programa MkIII para modernizar os helicópteros apresentava muitos riscos em relação ao custo e à execução em tempo hábil para participar dele.

O Airbus Helicopters H145M é um helicóptero utilitário leve bimotor desenvolvido e fabricado pela Airbus Helicopters.

O Ministério da Defesa da Alemanha deseja comprar 82 helicópteros militares H145M e converter alguns deles em helicópteros de combate para substituir sua frota de helicópteros de ataque Tiger. As Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr), que relutam em comprar uma atualização do helicóptero de ataque Tiger da Airbus devido a problemas operacionais, pretendem adquirir as 82 aeronaves por 3,05 bilhões de euros (US$ 3,3 bilhões) e equipar 24 delas com mísseis antitanque.

No ano passado, a Alemanha alterou sua política de defesa após a invasão da Ucrânia pela Rússia, comprometendo 100 bilhões de euros (US$ 107 bilhões) para modernizar as Forças Armadas alemãs.

Em julho de 2013, a Alemanha comprou 15 EC145s para o Exército Alemão, a serem utilizados em operações especiais (KSK), designados como EC645 T2. O EC645 T2 é armado com suportes de armas, equipado com sistema de contramedidas eletrônicas, proteção balística, sistema eletro-óptico, sistema de corda rápida, ganchos de carga e guindastes.

Em 2017, a Airbus Helicopters entregou o 15º e último helicóptero multifuncional H145M às Forças Armadas Alemãs. Os helicópteros, baseados em Laupheim, são operados pelas forças especiais.

Em 2022, a Airbus realizou com sucesso a primeira demonstração de disparo de um míssil guiado antitanque Rafael Spike ER2 de um helicóptero médio H145M. Delegações da Alemanha estavam presentes. O próximo passo é integrar o míssil antitanque Spike para atender aos requisitos das agências de defesa que buscam helicópteros de ataque leve.

Uma característica fundamental do H145M é a ampla gama de pacotes opcionais de equipamentos de missão disponíveis, que podem ser rapidamente instalados e removidos com base nos requisitos da missão. Ele pode ser equipado com proteção balística, tanques de combustível autovedantes, sensor eletro-óptico/infravermelho, metralhadoras FN MAG de 7,62 mm montadas em pino retrátil ou miniguns M134, comunicações de nível militar, sistemas de navegação e um sistema de autoproteção de guerra eletrônica.

O sistema de armas HForce do H145M pode mirar com precisão o canhão de 12,7 mm e 20 mm, além de foguetes guiados e não guiados de 70 mm. A capacidade antiblindagem será fornecida pela integração do míssil SPIKE ER2 ao armamento do helicóptero. Considerado a referência em sua versão civil para organizações de aplicação da lei e serviços militares, o H145M está em serviço no Exército dos EUA, que opera sua versão UH-72A Lakota.

 

Ficha Técnica dos Airbus H145M

  • Fabricante: Airbus Helicopters
  • Tipo: Helicóptero utilitário leve bimotor
  • Capacidade: 2 pilotos + 8-10 passageiros (dependendo da configuração)
  • Comprimento: Aproximadamente 13,63 metros
  • Altura: Aproximadamente 4,20 metros
  • Peso máximo de decolagem: Cerca de 3.800 kg
  • Velocidade máxima de cruzeiro: Aproximadamente 246 km/h
  • Alcance máximo: Aproximadamente 680 km
  • Motorização: 2 motores Turbomeca Arriel 2E ou Safran Arriel 2E1
  • Armamento: Capacidade para diferentes configurações de armas, incluindo mísseis antitanque, foguetes e metralhadoras
  • Recursos adicionais: Proteção balística, sistema de contramedidas eletrônicas, sensor eletro óptico/infravermelho, sistema de corda rápida, guindastes, entre outros.

About Author