A República Tcheca concluiu com êxito as negociações com o governo da Suécia, a Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV) e a BAE Systems Hägglunds para a compra de 246 veículos de combate de infantaria CV90 MkIV em sete variantes diferentes.
O contrato tem um valor de 22 bilhões de coroas suecas, o que equivale a US$ 2,2 bilhões. Esse acordo fornecerá veículos altamente capazes para os soldados tchecos, ao mesmo tempo em que dará à indústria tcheca um papel significativo no programa.
Tommy Gustafsson-Rask, Diretor-Geral da BAE Systems Hägglunds, em Örnsköldsvik, Suécia, afirmou: “Como o nono membro do Grupo de Usuários do CV90, a República Tcheca e seu exército se beneficiarão deste veículo comprovado em combate, que possui uma combinação líder de mobilidade, poder de fogo, proteção e potencial de crescimento futuro. Este contrato também representa uma vitória significativa para a indústria tcheca, que terá um impacto duradouro”.
Os CV90s serão desenvolvidos e entregues por meio de uma parceria com a indústria tcheca, a fim de atender aos requisitos do Ministério da Defesa do país e preservar a soberania nacional. Os parceiros industriais tchecos serão responsáveis por 40% do valor da aquisição em contratos de desenvolvimento, produção e montagem, excluindo o imposto sobre valor agregado (IVA).
Além dos benefícios imediatos para os parceiros tchecos, o programa também oferece oportunidades futuras no setor industrial, que representam um valor monetário significativo além dos contratos já firmados. O contrato fortalecerá o setor de defesa local, permitindo o acesso à cadeia de suprimentos global da BAE Systems, expandindo as oportunidades de cooperação e melhorando a competitividade local.
O CV90 MkIV, a mais recente geração do veículo de combate de infantaria líder, é um veículo comprovado em combate e ideal para essa finalidade. O CV90 já foi implantado em operações de coalizão em todo o mundo, sob os mandatos da OTAN e das Nações Unidas. Ele oferece capacidades táticas e estratégicas superiores para atingir uma ampla gama de alvos terrestres e aéreos, além de uma resistência excepcional em qualquer terreno e ambiente tático.
A BAE Systems Hägglunds já produziu mais de 1.400 CV90s em 17 variantes para países europeus, incluindo cinco membros da OTAN. A Eslováquia recentemente selecionou o CV90 para suas forças armadas, juntando-se à República Tcheca como o oitavo e nono países membros do Grupo de Usuários do CV90, respectivamente.
Leave a Reply