Desde o início do conflito com a Rússia, Portugal doou mais de 850 toneladas de material, incluindo militar, à Ucrânia, afirma Ministra da Defesa, Helena Carreiras.
Durante o encerramento do III Encontro Mafra Dialogues, em Mafra, Lisboa, a ministra destacou o apoio contínuo e inequívoco de Portugal à resistência ucraniana, ressaltando que o país não está apoiando uma agressão, mas sim a resistência contra uma agressão.
Além do envio de material, Portugal também trabalha na frente de acolhimento dos Refugiados. Em 2022 foram acolhidas 924 pessoas, com 11,920 atendimentos jurídicos, sociais e de integração. 611 beneficiários de apoio e 840 horas de formação.
A invasão russa, que já causou a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas, tem sido condenada pela comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e sanções políticas e econômicas à Rússia.
Segundo a ONU, a guerra já causou a morte de 8.574 civis e feriu 14.441 pessoas, mas esses números podem ser ainda maiores.
1 Comment