About

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsum velit nam nec tellus a odio tincidunt auctor a ornare conubia nostra.

Austrália apresenta reforma militar para dissuadir potenciais rivais

Austrália apresenta reforma militar para dissuadir potenciais rivais

A Austrália apresentou nesta segunda-feira (24) o projeto de maior reforma militar do país em décadas. O objetivo é concentrar a gestão de suas Forças Armadas em dissuadir a chegada de potenciais rivais a suas costas. A revisão estratégica do ministério da Defesa indica que o fortalecimento militar da China é o maior e mais ambicioso de qualquer país desde a Segunda Guerra Mundial. “Este fortalecimento é feito sem transparência ou garantias à região do Indo-Pacífico sobre as intenções estratégicas da China”, afirma o documento australiano ao comentar o cenário na região Ásia-Pacífico.

“A reivindicação chinesa de soberania sobre o Mar da China Meridional ameaça a ordem mundial baseada em regras no Indo-Pacífico, de uma forma que impacta negativamente os interesses nacionais da Austrália”, acrescenta.

A Austrália já havia anunciado o desenvolvimento de submarinos de propulsão nuclear com o Reino Unido e os EUA. Suas Forças Armadas devem adquirir mísseis de longo alcance que podem ser lançados do ar e a partir do solo. Os estrategistas militares australianos observam com suspeita a ascensão militar da China e temem que as grandes capacidades de Pequim possam isolar a Austrália de seus parceiros comerciais e das cadeias de suprimentos globais.

About Author