About

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsum velit nam nec tellus a odio tincidunt auctor a ornare conubia nostra.

Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi” atraca na capital da Guiana

Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi” atraca na capital da Guiana

No dia 23 de março, o Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”, que está subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, atracou em Georgetown, capital e maior cidade da Guiana, com 51 militares brasileiros a bordo para participar da Comissão “Caribex 2023”. O objetivo da Comissão é contribuir com a política externa do Brasil, por meio de visitas operativas a portos estrangeiros e da realização de exercícios militares com Marinhas amigas da Guiana, Suriname e França – no território ultramarino da Guiana Francesa.

O Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, e o Capitão de Corveta Leandro Genú de Weck, Comandante do “Iguatemi”, foram recebidos pelo Comandante da Força de Defesa da Guiana, Brigadeiro Godofrey Bess, e pela Embaixadora do Brasil na Guiana, Maria Clara Duclos Carisio.

Durante a estadia em águas estrangeiras, a tripulação do “Iguatemi” ministrou treinamentos para agentes da Guarda Costeira da Guiana sobre combate a incêndios e abordagem a embarcações suspeitas. O Navio de Apoio Oceânico permanecerá na região até abril e, ao final da Comissão, retornará para a Base Naval de Val-de-Cães, em Belém (PA).

 

Conheça mais sobre o Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”

O Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi” é uma embarcação da Marinha do Brasil, que tem como principal função apoiar as operações navais e aeronavais, fornecendo suprimentos, combustível e equipamentos para os navios em operação no mar. Ele também é capaz de realizar operações de busca e salvamento, além de transportar tropas e veículos militares.

O “Iguatemi” é uma embarcação moderna, com 146 metros de comprimento e 22 metros de largura. Ele possui uma capacidade de carga de cerca de 5.000 toneladas, podendo transportar até 500 pessoas. A embarcação é equipada com diversos sistemas de comunicação, radar e navegação, além de contar com um hangar para abrigar um helicóptero.

Além disso, o “Iguatemi” é capaz de operar em águas profundas, o que permite que ele possa apoiar as operações navais em regiões mais distantes da costa. Ele é uma embarcação versátil e importante para a Marinha do Brasil em suas operações de defesa e segurança no mar, além de ser um importante instrumento de diplomacia militar na região.

About Author