About

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsum velit nam nec tellus a odio tincidunt auctor a ornare conubia nostra.

Marinha do Brasil e Armada da Bolívia iniciam Comissão Tamengo 2023 para levantamento hidrográfico no Canal do Tamengo

Marinha do Brasil e Armada da Bolívia iniciam Comissão Tamengo 2023 para levantamento hidrográfico no Canal do Tamengo

Na quarta-feira (21), a Lancha Balizadora de Águas Interiores (LBAI) Piracema, pertencente ao Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), chegou ao Cais da Base Naval Tamengo, na Bolívia, marcando o início da Comissão Tamengo 2023. Essa missão tem como principal objetivo realizar um levantamento hidrográfico no trecho do Canal do Tamengo até 30 de junho.

A comitiva brasileira, composta por militares da Marinha do Brasil, foi recebida pelo Adido Naval do Brasil na Bolívia, pelo Comandante do Quinto Distrito Naval em Santa Cruz (BO), por oficiais do Estado-Maior, pelo Comandante da Base Naval do Tamengo e sua tripulação.

A Comissão Tamengo é o resultado de um acordo bilateral estabelecido em 2013 entre a Marinha do Brasil e a Armada da Bolívia. Esse acordo tem como objetivo obter dados batimétricos para a atualização de documentos náuticos no Canal do Tamengo e na Lagoa Cáceres, além de realizar a manutenção dos auxílios à navegação da região a cada dois anos.

Para coletar os dados batimétricos necessários, serão utilizadas duas Lanchas de Sondagem, que percorrerão uma extensão de 10 km, garantindo uma área sondada de 4 km². Além disso, serão adquiridos dados topogeodésicos de pontos relevantes para a navegação, que auxiliarão na atualização de três documentos náuticos da região. Durante a missão, também serão inspecionados 19 sinais de auxílio à navegação, sendo nove deles ao longo do Canal do Tamengo.

O Diretor do CHN-6, Capitão de Fragata Felipe Tangari, ressaltou a importância dessa missão, afirmando que “esta comissão contribui para o aumento da confiança mútua, intercâmbio de conhecimentos, estreitamento dos laços de amizade e cooperação entre as duas Marinhas, de modo a aumentar a interoperabilidade entre as Forças Navais”.

Siga-nos nas redes sociais (Instagram, Telegram e Whatsapp) para ficar atualizado com as últimas notícias sobre as nossas forças armadas e a indústria da defesa.

About Author