About

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsum velit nam nec tellus a odio tincidunt auctor a ornare conubia nostra.

Alemanha planeja estacionar permanentemente 4.000 soldados na Lituânia para fortalecer a segurança no flanco leste da OTAN

Alemanha planeja estacionar permanentemente 4.000 soldados na Lituânia para fortalecer a segurança no flanco leste da OTAN
Kay Nietfeld/dpa/picture alliance

Alemanha planeja estacionar permanentemente 4.000 soldados na Lituânia, fortalecendo a segurança no flanco leste da OTAN

A Alemanha anunciou nesta segunda-feira (26/6) seus planos de estacionar permanentemente 4.000 soldados na Lituânia, um país báltico estrategicamente localizado entre o enclave russo de Kaliningrado e Belarus, uma área de influência direta de Moscou. Essa alocação de tropas é parte de uma estratégia para ampliar a segurança no flanco leste dos territórios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O ministro alemão da Defesa, Boris Pistorius, fez o anúncio durante sua visita à capital lituana, Vilnius. Ele ressaltou que a Lituânia será responsável por construir instalações para acomodar “uma brigada robusta”, mas destacou que a Alemanha está pronta para essa empreitada. A Lituânia se comprometeu a fornecer até 2026 a infraestrutura necessária para abrigar as tropas, incluindo depósitos de munições, centros de treinamento e alojamentos para soldados e suas famílias.

As Forças Armadas alemãs estão presentes na Lituânia desde 2017, comandando um batalhão da OTAN na região, composto por aproximadamente 1.600 soldados, metade deles alemães. No entanto, apenas o posto de comando da brigada, com cerca de 20 soldados alemães, está localizado em Rukla.

O envio de tropas de combate alemãs é um pedido frequente do governo lituano. Os 4.000 soldados representarão um apoio significativo às forças lituanas, que atualmente possuem 15.000 membros, incluindo 3.500 com alistamento obrigatório, em um país com 2,8 milhões de habitantes.

Anteriormente, a Alemanha havia concordado, em junho de 2022, em enviar uma brigada completa pronta para defender a Lituânia em caso de um possível ataque, porém resistia à ideia de estacionar permanentemente essas forças na região. O argumento era de que as tropas poderiam ser mobilizadas a partir do território alemão.

No entanto, caso o deslocamento de tropas se concretize, essa será a maior força militar alemã fora do país.

About Author