Um dia antes do feriado de Tiradentes, ocorreu a solenidade de posse do novo Comandante Militar do Norte (CMN), o General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), em Belém. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás, e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de antigos comandantes militares da região.
Durante o evento, foi inaugurado o retrato do antigo comandante, General Costa Neves, na Galeria dos Comandantes do CMN, como forma de reconhecer seu trabalho desde agosto de 2022. O General Costa Neves seguirá para o Comando Militar da Amazônia (CMA), em Manaus, enquanto o General Guilherme assume a nova missão.
O desafio do novo comandante é dar continuidade ao trabalho já desenvolvido no ambiente de selva, incluindo a Operação CORE 23, um exercício combinado com o Exército dos Estados Unidos. Ele destacou que essa operação é uma das principais metas da nova gestão e que será a primeira vez que será realizada na região amazônica.
Antes de assumir o CMN, o General Guilherme atuava como Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CHEC). Ele terá como desafio comandar as tropas do Exército Brasileiro nos estados do Amapá, Maranhão, Pará e na porção norte do Tocantins, área que corresponde à Amazônia Oriental, com cerca de 20% do território nacional. O CMN é composto por mais de 30 organizações militares e o General Guilherme já desempenhou diversas funções como Oficial General.
Leave a Reply