O Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) informou que, após completar 60 dias desde sua ativação pelo Ministério da Defesa (MD), foram entregues 350 mil quilos de alimentos na região Yanomami. Esse foi um dos resultados expressivos divulgados nesta segunda-feira (03/04) pelo Cmdo Op Cj Amz, após fechamento do balanço de ações da Operação, comandada pelo Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto.
De acordo com o Major-Brigadeiro do Ar Nogueira, os números são muito significativos e refletem a dedicação, empenho e comprometimento de todos os militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) envolvidos na missão.
Até o momento, foram entregues cerca de 20 mil cestas básicas por todo o Território Yanomami, beneficiando mais de 40 aldeias. Para essa conquista, foram empregadas mais de 2500 horas de voo, um feito expressivo para as Forças Armadas em tão pouco tempo.
O Comandante da Operação Conjunta também destacou o trabalho realizado pelos militares da FAB no Hospital de Campanha (HCAMP) para melhorar a saúde indígena Yanomami.
Graças a esse trabalho, o cenário delicado vivido pela população indígena foi controlado e houve uma redução significativa na necessidade de atendimentos diários, com uma média de apenas dois atendimentos por dia na última semana.
Leave a Reply