A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) acaba de liberar aproximadamente R$ 86 milhões para instituições vinculadas ao Exército, Marinha e Aeronáutica. Esses setores, considerados estratégicos e fundamentais para o país, incluem defesa, aeroespacial e segurança. Nos últimos anos, a Finep já concedeu mais de R$ 1,5 bilhão em apoio a essas áreas.
O presidente da Finep, Celso Pansera, recebeu representantes das Forças Armadas para celebrar a concessão de apoio e sinalizar a aproximação da instituição com os importantes projetos estratégicos desenvolvidos pelas Forças Armadas. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o General Armando Morado, do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), o General Juraci Ferreira Galdino, do Instituto Militar de Engenharia (IME), Anderson Ribeiro, reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Mariângela Geimba de Lima, coordenadora do ITA, Carla de Souza Martins, diretora do Instituto de Pesquisa da Marinha (IPqM), Fabio Kenji Arakaki, diretor do IPqM, entre outros.
Pansera destacou a importância das iniciativas estratégicas desenvolvidas pelas Forças Armadas para o Brasil e afirmou que elas contam com o olhar atento da Finep. Além disso, o presidente ressaltou que a expectativa de recomposição orçamentária do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) permitirá que a Finep dinamize o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, ampliando o horizonte de liberações e contratações.
Leave a Reply