Quarta, 26 de Julho de 2017.

Rio 2016: Comitê Olímpico confirma 145 atletas militares no Time Brasil

O Ministério da Defesa ultrapassou sua meta em 45% ao classificar 145 atletas militares entre os 465 que compõem o Time Brasil e disputarão os Jogos Olímpicos Rio 2016. O objetivo inicial era ter 100 atletas do Programa de Alto Rendimento da Pasta, e assim, dobrar o número de representantes das Forças Armadas que participaram das Olimpíadas de Londres, no maior evento esportivo do planeta que terá como sede o Rio de Janeiro.
 
“O fato de termos colocado 145 militares no Time Brasil, o que representa 30% dos nossos atletas, nos enche de orgulho principalmente porque superamos, com larga margem, a meta inicial. Agora, com a máquina adiante a toda força, vamos à conquista de nossas medalhas e dar a nossa contribuição para fazermos do Brasil uma Nação vitoriosa em todos os sentidos”, ressalta o diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, almirante Paulo Zuccaro.
 
Esses atletas soldados, sargentos e coronéis da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, têm como missão conquistar pelo menos 10 medalhas nas 27 modalidades que irão competir (64% dos esportes das Olimpíadas). As Forças Armadas estarão presentes nas disputas de atletismo, basquete feminino, ginástica artística, hipismo adestramento, hóquei sobre a grama, natação, judô, levantamento de peso, tiro esportivo, tiro com arco, taekwondo, vôlei de praia, maratona aquática, lutas, ciclismo pista, ciclismo estrada, handebol, vela, esgrima, boxe, remo, saltos ornamentais, nado sincronizado, canoagem slalom, badminton, triatlo e pentatlo moderno.
 
Rio 2016: Comitê Olímpico confirma 145 atletas militares no Time Brasil.
Foto: A delegação brasileira de natação conta com 18 atletas do Programa de Alto Rendimento do Ministério da Defesa.
 
Os militares garantiram mais da metade das vagas da delegação brasileira de natação. Do total de 33 atletas brasileiros, 18 integram o Programa de Alto Rendimento do Ministério da Defesa. Na busca pelo pódio estão Etiene Medeiros, João de Lucca, Manuella Lyrio, Leonardo de Deus, Daynara de Paula, Henrique Martins, Graciele Hermmann, João Gomes, Brandonn Pierry, Italo Duarte, Natalia de Luccas, Gabriel Santos, Jhennifer Conceição, Nicolas Oliveira, Henrique Rodrigues, Thiago Simon, Guilherme Guido e Larissa Oliveira.
 
Já o time de judô é composto exclusivamente por atletas militares. São 14 atletas, sendo sete homens que integram o quadro temporário do Exército e sete mulheres que fazem parte da Marinha. Na lista está a campeã olímpica Sarah Menezes, além dos sargentos Felipe Kitadai, Charles Chibana, Erika Miranda, Alex Pombo, Mayra Aguiar, Victor Penalber, Rafaela Silva, Tiago Camilo, Maria Portela, Rafael Silva, Maria Suelen, Rafael Buzacarini e Mariana Silva.
 
Rio 2016: Comitê Olímpico confirma 145 atletas militares no Time Brasil.
Foto: Time Brasil de judô é 100% militar.
 
“Em Londres tudo era novidade, mas acho que a maturidade é o meu diferencial para os Jogos do Rio”, comenta a judoca, sargento da Marinha, Maria Suelen Altheman. Com a experiência de participar de três Olimpíadas (2000, 2008 e 2012), Tiago Camilo mantém o foco em todos os movimentos durante seus treinos. "Nessa reta final, o mais importante é ter atenção aos treinamentos, foco e, principalmente, energia. Aquilo pelo qual a gente tanto esperou nesses quatro anos está tão perto, a ansiedade bate e você precisa saber controlar para chegar bem no dia da luta, com muita energia", diz o sargento do Exército, dono de uma prata em Sydney e um bronze em Pequim. As disputas nos tatames acontecerão de 6 a 12 de agosto, na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra.
 
Além desses times de natação e judô, a expectativa de medalhas entre as Forças Armadas também está nas as equipes de vôlei de praia, tiro e vela.
 
Rio 2016: Comitê Olímpico confirma 145 atletas militares no Time Brasil.
Foto: Atletas militares do vôlei de praia Agatha e Bárbara irão em busca de mais medalhas.
 
Esse crescimento da participação dos militares no desporto nacional, que resultou na conquista de 30% das vagas do Time Brasil, vem sendo construindo ao longo dos últimos oito anos. Em sintonia com o planejamento do País no cenário esportivo de alto rendimento, os ministérios da Defesa e do Esporte uniram esforços e, em 2008, criaram o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) das Forças Armadas.
 
Para ter uma delegação competitiva e representativa na 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares, em 2011, no Rio de Janeiro, a Marinha e o Exército incorporaram em seus quadros os atletas do Time Brasil. A iniciativa permitiu uma posição de destaque no cenário mundial militar, com a conquista do primeiro lugar no quadro de medalhas, com 114 medalhas dentre os 111 países participantes.
 
Nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, o Brasil teve representação de destaque, com uma delegação de 259 membros, entre comissão técnica e atletas, dos quais 51 eram atletas do Programa. O País voltou para casa com 17 medalhas, cinco delas de atletas militares, sendo quatro no judô (uma de ouro e três de bronze) e uma de bronze no pentatlo moderno.
 
Para o sargento Bernardo Oliveira, da equipe de tiro com arco, a maior mudança após ingressar no PAAR foi a profissionalização da carreira. “Só de poder se dedicar integralmente ao esporte, recebendo um salário e tendo um apoio da estrutura da Força Aérea Brasileira, já foi uma grande diferença na minha preparação”, comenta o atleta medalha de bronze no Pan de Toronto. “A nossa expectativa é fazer o melhor resultado possível nos Jogos do Rio. É fazer uma boa competição e é claro que nosso objetivo maior é o pódio, conclui o sargento.
 
O Programa inclui 27 modalidades olímpicas (atletismo, badminton, basquete, boxe, ciclismo, esgrima, futebol, golfe, handebol, hóquei sobre a grama, hipismo, judô, levantamento de peso, lutas associadas, maratona, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tiro, tiro com arco, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia), além de modalidades não olímpicas e tipicamente militares como cross country, lifesaving, futebol de areia, orientação, paraquedismo, pentatlo aeronáutico, pentatlo militar e pentatlo naval – total de 35 modalidades esportivas.
 
Atualmente, 670 militares fazem parte do Programa Atletas de Alto Rendimento, sendo que 76 são militares de carreira e outros 594 temporários. Agora o objetivo principal é defender a bandeira do país nos Jogos Olímpicos Rio 2016, em uma ação alinhada ao trabalho estratégico do Comitê Olímpico do Brasil (COB), de confederações e clubes, com o objetivo de fortalecer o esporte brasileiro.
 
Clube CISM
 
Os atletas militares brasileiros e estrangeiros que estiverem nos Jogos do Rio de Janeiro terão um ponto de encontro oficial. Será o Clube CISM (Conselho Internacional do Esporte Militar), localizado na Universidade da Força Aérea (Unifa), no Campo dos Afonsos.
 
O Clube CISM é uma oportunidade de promover o desporto militar, com países que são potências olímpicas e possuem atletas dentro do quadro de suas forças armadas. O local abrigará dirigentes de delegações militares de cerca de 100 países participantes dos Jogos. 
 
Rio 2016: Comitê Olímpico confirma 145 atletas militares no Time Brasil.
Foto: O atleta de carreira da Aeronáutica, coronel Júlio Almeida, vai em busca de mais uma medalha na modalidade de tiro.
 
“A gente acredita que a composição do Clube CISM, como ocorreu em Pequim, em Atenas, e vem ocorrendo tradicionalmente em vários jogos de inverno, é uma oportunidade para estreitarmos os laços entre os nossos países e poder também valorizar o esporte militar no âmbito internacional”, disse o diretor do Departamento de Desporto Militar, almirante Paulo Zuccaro.
 
Com cerimônia de abertura agenda para o dia 7 de agosto, o espaço contará com um centro de mídia onde serão realizadas coletivas de imprensa, encontros e entrevistas com atletas militares brasileiros e estrangeiros. O centro de mídia, a cargo do CISM, também divulgará os resultados da participação dos atletas militares nas provas olímpicas.
 
ATLETAS MILITARES CLASSIFICADOS PARA OS JOGOS RIO 2016
 
NOME MODALIDADE FORÇA
ADRIANA APARECIDA DA SILVA  Atletismo Exército
MARILSON GOMES DOS SANTOS  Atletismo Aeronáutica
PAULO ROBERTO ALMEIDA PAULA  Atletismo Exército
SOLONEI ROCHA DA SILVA  Atletismo Exército
DARLAN ROMANI    Atletismo Aeronáutica
JULIANA PAULA DOS SANTOS  Atletismo Aeronáutica
ALDEMIR GOMES DA SILVA JUNIOR Atletismo Exército
BRUNO LINS TENORIO DE BARROS Atletismo Exército
FRANCIELA KRASUCKI    Atletismo Exército
JÚLIO CÉSAR MIRANDA DE OLIVEIRA Atletismo Exército
KEILA DA SILVA COSTA  Atletismo Exército
ROSANGELA CRISTINA OLIVEIRA SANTOS  Atletismo Exército
JAILMA SALES DE LIMA  Atletismo Exército
WAGNER JOSÉ ALBERTO CARVALHO DOMINGOS Atletismo Aeronáutica
VITOR HUGO SILVA MOURÃO DOS SANTOS Atletismo Exército
PEDRO LUIZ BURMANN DE OLIVEIRA Atletismo Exército
HUGO BALDUINO DE SOUSA  Atletismo Exército
JORGE HENRIQUE DA COSTA VIDES Atletismo Aeronáutica
HIGOR SILVA ALVES   Atletismo Aeronáutica
ALEXANDER RUSSO    Atletismo Aeronáutica
JOSÉ CARLOS GOMES MOREIRA  Atletismo Marinha
JOELMA DAS NEVES SOUSA  Atletismo Marinha
CRISTIANE DOS SANTOS SILVA  Atletismo Marinha
GEISA ARCANJO    Atletismo Aeronáutica
TATIELE ROBERTA DE CARVALHO  Atletismo Exército
THIAGO BRAZ    Atletismo Aeronáutica
TABATA VITORINO    Atletismo Marinha
NUBIA APARECIDA    Atletismo Marinha
FERNANDA RAQUEL BORGES MARTINS  Atletismo Aeronáutica
GEISA COUTINHO    Atletismo Marinha
VANESSA CHEFER SPINOLA   Atletismo Marinha
LUTIMAR PAES    Atletismo Marinha
ANDRESSA OLIVEIRA    Atletismo Marinha
ANA CLAUDIA LEMOS   Atletismo Marinha
VITORIA ROSA    Atletismo Marinha
FABIANA MORAES    Atletismo Marinha
LOHAYNNY CAROLYNE DE OLIVEIRA VICENTE Badminton Aeronáutica
YGOR COELHO OLIVEIRA   Badminton Aeronáutica
ISABELA RAMONA    Basquete Aeronáutica
CLARISSA SANTOS    Basquete Aeronáutica
JOEDISON DE JESUS TEIXEIRA  Boxe Marinha
JUAN GONÇALVES NOGUEIRA   Boxe Marinha
JULIAO DE MIRANDA HENRIQUES NETO Boxe Marinha
MICHEL DE SOUZA BORGES  Boxe Exército
PATRICK CHAGAS VALÉRIO LOURENÇO  Boxe Exército
ROBENILSON VIEIRA DE JESUS  Boxe Marinha
ROBSON DONATO CONCEIÇÃO   Boxe Marinha
ANA SÁTILA VIEIRA VARGAS  Canoagem Aeronáutica
CLEMILDA FERNANDES SILVA   Ciclismo Estrada Aeronáutica
FLAVIA MARIA DE OLIVEIRA PAPARELLA Ciclismo Estrada Aeronáutica
GIDEONI RODRIGUES MONTEIRO   Ciclismo Pista Aeronáutica
RENZO PASQUALE ZEGLIO AGRESTA  Esgrima Exército
ATHOS MARANGON SCHWANTES   Esgrima Exército
NICOLAS MASSAO FERREIRA SILVA  Esgrima Exército
RAYSSA COSTA DE OLIVEIRA  Esgrima Exército
FERNANDO AUGUSTO DIAS SCAVASIN  Esgrima Exército
AMANDA NETTO SIMEÃO   Esgrima Exército
ARTHUR NABARRETI ZANETTI  Ginástica Artística Aeronáutica
ARTHUR NORY OYAKAWA MARIANO  Ginástica Artística Aeronáutica
MAIK FERREIRA DOS SANTOS  Handebol Aeronáutica
ANDRÉ MARTINS SOARES Handebol   Aeronáutica
TAMIRES MORENA LIMA DE ARAUJO Handebol Aeronáutica
VINICIUS TEIXEIRA    Handebol Aeronáutica
JOÃO VICTOR MARCARI OLIVA  Hipismo Adestramento Exército
LUIZA ALMEIDA Hipismo Adestramento Exército
BRUNO DA SILVEIRA MENDONÇA  Hóquei Sobre a Grama Aeronáutica
CHARLES KOSHIRO CHIBANA   Judô Exército
ALEX WILIAN POMBO SILVA  Judô Exército
VICTOR RODRIGUES PENALBER DE OLIVEIRA Judô Exército
TIAGO HENRIQUE DE OLIVEIRA CAMILO Judô Exército
RAFAEL BUZACARINI    Judô Exército
SARAH GABRIELLE CABRAL DE MENEZES Judô Marinha
ÉRIKA DE SOUSA MIRANDA  Judô Marinha
RAFAELA LOPES SILVA   Judô Marinha
MARIANA DOS SANTOS SILVA  Judô Marinha
MARIA DE LOURDES MAZZOLENI PORTELA Judô Marinha
MAYRA AGUIAR DA SILVA  Judô Marinha
MARIA SUELEN ALTHEMAN   Judô Marinha
RAFAEL CARLOS DA SILVA  Judô Exército
JAQUELINE ANTONIA FERREIRA   Levantamento de Peso Marinha
ROSANE DOS REIS SANTOS  Levantamento de Peso Marinha
ALINE DA SILVA FERREIRA  Lutas Marinha
GILDA MARIA DE OLIVEIRA  Lutas Marinha
JOICE SOUZA DA SILVA  Lutas Marinha
ALAN LOPES MAMEDIO DO CARMO Maratona Aquática Marinha
POLIANA OKIMOTO CINTRA Maratona  Aquática Exército
ANA MARCELA CUNHA Maratona  Aquática Marinha
LUISA NUNES BORGES   Nado Sincronizado Marinha
MARIA EDUARDA MICUCCI   Nado Sincronizado Marinha
ETIENE MEDEIROS    Natação Marinha
GRACIELE HERRMANN    Natação Exército
GUILHERME GUIDO    Natação Exército
HENRIQUE CAVALCANTI RODRIGUES   Natação Exército
HENRIQUE DE SOUZA MARTINS  Natação Exército
JOÃO BEVILAQUA DE LUCCA  Natação Exército
JOAO LUIZ GOMES JUNIOR  Natação Marinha
LEONARDO DE DEUS   Natação Exército
MANUELLA DUARTE LYRIO   Natação Exército
NICOLAS NILO CÉSAR DE OLIVEIRA Natação Exército
THIAGO TEIXEIRA SIMON   Natação Exército
LARISSA OLIVEIRA    Natação Exército
DAYNARA DE PAULA   Natação Exército
NATALIA DE LUCCAS   Natação Exército
BRANDONN PIERRY CRUZ DE ALMEIDA Natação Marinha
ITALO MANZINE AMARAL DUARTE GAROFALO Natação Aeronáutica
JHENNIFER ALVES DA CONCEIÇÃO  Natação Aeronáutica
GABRIEL DA SILVA SANTOS  Natação Aeronáutica
YANE MARCIA CAMPOS DA FONSECA MARQUES Pentatlo Moderno Exército
FELIPE LIMA DO NASCIMENTO  Pentatlo Moderno Aeronáutica
WILLIAN KARLLOS GIARETTON   Remo Marinha
CESAR CASTRO    Saltos Ornamentais Marinha
HUGO PARISI    Saltos Ornamentais Marinha
JULIANA VELOSO    Saltos Ornamentais Marinha
JACKSON RONDINELLI    Saltos Ornamentais Marinha
IRIS SILVA TANG SING  Taekwondo Exército
JULIA VASCONCELOS DOS SANTOS  Taekwondo Exército
VENILTON TORRES TEIXEIRA   Taekwondo Marinha
MAICON DE ALMEIDA ANDRADE  Taekwondo Aeronáutica
BERNARDO DE SOUSA OLIVEIRA  Tiro com arco Aeronáutica
SARAH DE OLIVEIRA NIKITIN  Tiro com arco Aeronáutica
MARINA CANETTA GOBBI Tiro com arco Aeronáutica
DANIEL REZENDE XAVIER Tiro com arco Aeronáutica
MARCUS VINICIUS CARVALHO LOPES D'ALMEIDA Tiro com arco Aeronáutica
CASSIO CESAR RIPPEL   Tiro Esportivo Exército
FELIPE WU    Tiro Esportivo Exército
JULIO ANTONIO DE SOUZA E ALMEIDA Tiro Esportivo Aeronáutica
EMERSON DUARTE    Tiro Esportivo Exército
ROSANE SIBELE BUDAG EWALD  Tiro Esportivo Marinha
PÂMELLA NASCIMENTO DE OLIVEIRA  Triatlo Exército
DIOGO SCLEBIN COSTA MARTINS  Triatlo Aeronáutica
FERNANDA DEMÉTRIO DECNOP COELHO  Vela Marinha
GABRIEL PROTILHO BORGES   Vela Marinha
HENRIQUE DUARTE HADDAD   Vela Marinha
ISABEL MARQUES SWAN   Vela Marinha
JORGE JOÃO ZARIF   Vela Marinha
KAHENA KUNZE    Vela Marinha
MARCO SOFFIATT GRAEL   Vela Marinha
MARTINE SOFFIATTI GRAEL   Vela Marinha
ÁGATHA BEDNARCZUK Volei de Praia Marinha
ALISON CONTE CERUTTI   Volei de Praia Marinha
BARBARA SEIXAS DE FREITAS  Volei de Praia Marinha
BRUNO OSCAR DE ALMEIDA NOGUEIRA SCHMIDT Volei de Praia Marinha
TALITA ANTUNES DA ROCHA  Volei de Praia Exército
LARISSA FRANÇA MAESTRINI   Volei de Praia Exército
PEDRO SALGADO COLLETTI SOLBERG  Volei de Praia Aeronáutica
 
TOTAL: 145 ATLETAS MILITARES
...
 
NOTÍCIAS RELACIONADAS



Copyright © Faer Editora e Publicidade Ltda.
Todos os direitos reservados.