Terça, 25 de Julho de 2017.

Atech Integra Sistemas SAGITARIO aos Sensores de Vigilância ADS-B para Controlar o Movimento Aéreo nas Plataformas de Petróleo

Atech integra sistemas SAGITARIO aos sensores de vigilância ADS-B para controlar o movimento aéreo nas plataformas de petróleo.

 Atech integra sistemas SAGITARIO aos sensores de vigilância ADS-B para controlar o movimento aéreo nas plataformas de petróleo

 
Sistema fará o controle dos mais de 100 helicópteros que circulam na Bacia de Campos, em Macaé
 
A segurança no espaço aéreo brasileiro ganha um novo aliado, com a integração de sensores de vigilância baseados na tecnologia ADS-B (AutomaticDependentSurveillance – Broadcast) ao SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional). Assim, o SAGITARIO, desenvolvido pela Atech, empresa do Grupo Embraer Defesa & Segurança, passa a monitorar as aeronaves que circulam na região da Bacia de Campos, provendo informações das aeronaves em tempo real para os controladores de tráfego aéreo do Centro de Aproximação (APP) de Macaé, localizado no Estado do Rio de Janeiro.
 
O transporte de pessoal para as plataformas de petróleo situadas na Bacia de Campos envolve mais de 100 helicópteros, cerca de 9.000 voos e aproximadamente 93.000 passageiros todo mês, além de cargas e equipamentos transportados, saindo, em geral, do Aeroporto de Macaé, no norte fluminense.
 
Como parte do programa SIRIUS do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), este projeto resultou na implantação do SAGITARIO integrado aos sensores ADS-B,que é composto por quatro antenas instaladas em plataformas petrolíferas da Petrobras e duas antenas instaladas no continente, todas localizadas na Bacia de Campos. A aeronave que voa pela região coberta por estes sensores ADS-B recebe sua posição via GPS (Global Positioning System), envia as informações para as antenas ADS-B próximas à aeronave e estas retransmitem os dados para a estação receptora em solo, em Macaé. Estes dados são processados pelo sistema SAGITARIO, disponibilizando-os para os controladores de tráfego aéreo do Centro de Controle de Aproximação de Macaé.
 
As aeronaves difundem sua informação periodicamente, de forma que, a cada segundo, as informações de todas as aeronaves são atualizadas e transmitidas para Macaé. Esses dados são compostos de: posição, altitude, velocidade, proa, identificação da aeronave e intenção de voo.
 
No Centro de Aproximação de Macaé, operado pela Infraero, as informações das antenas ADS-B, bem como do radar de Macaé, são recebidas e processadas em tempo real pelo SAGITARIO, apresentando ao controlador uma única informação sintética, com precisão dentro dos padrões de órgãos reguladores mundiais (EUROCONTROL).
 
“Com isso, os controladores de tráfego aéreo conseguem gerenciar de forma efetiva o espaço aéreo continental e marítimo na região da Bacia de Campos, provendo assim uma navegação segura a todas as aeronaves, tripulações e passageiros”, destaca o presidente da Atech, Edson Mallaco.
 
Desenvolvido pela Atech em parceria com o DECEA, o SAGITARIO marca a evolução do sistema de controle aéreo no Brasil. Esta nova solução mostra avanços na comunicação, navegação e vigilância para o comando e o controle do espaço aéreo brasileiro.
 
Atualmente, o sistema SAGITARIO vem operando em diversos centros de controle do País, tais como os de Recife, Brasília, Curitiba, Manaus, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O projeto de modernização dos centros com o SAGITARIO deverá ser concluído dentro de cinco anos, quando esta nova tecnologia estará em operação em 25 APPs (Centro de Controle de Aproximação) e nos 5 ACCs (Centro de Controle de Área) e mais dois Laboratório de Simulação na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá e no Instituto de Controle de Espaço Aéreo.
 
 
Atech Integra Sistemas SAGITARIO e ADS-B Para Apoiar Tráfego de Helicópteros em Plataformas de Petróleo no RJ.
 
 
Sobre a ATECH (http://www.atech.com.br) Empresa brasileira líder em sistemas complexos de missão crítica, provedora de soluções integradas em defesa, segurança, tráfego aéreo e aplicações civis, com atuação em projetos nacionais e internacionais, incluindo a concepção, desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas de comando e controle, ciberdefesa, simulação, gerenciamento do tráfego aéreo e sistemas embarcados. A empresa é responsável pelo desenvolvimento e modernização de todo o sistema de gerenciamento e controle do trafego aéreo brasileiro.

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